terça-feira, junho 13, 2006

Shenmue - o melhor jogo de sempre?



Corria o ano de 1999,quando chegou ao mercado portugues um jogo que era aguardado com muita ansiedade... o seu nome era Shenmue e ate à data pouco se havia falado nele. Mas este autentico desconhecimento deu lugar a uma das aventuras mais carismaticas e sensacionais da historia dos videojogos...
Dos estudios da Sega no japao e com um orçamento milionario, a Sega fazia uma investida forte no mercado de modo a tentar "minimizar" os prejuizos existentes com a sua anterior consola: a saturn... estaria este jogo à altura do pretendido??

Ora bem,para levar de "vencida" o seu objectivo,a Sega sabia que tinha de fazer algo de grandioso.
Shenmue, conta-nos a historia de um rapaz japones, filho de uma familia tradicional japonesa dos anos 80 e viuvo da parte da mae, que apos um dia normal chega a casa e depara-se com um cenario devastador provocado por uns homens misteriosos e que culminava com a morte do pai, às maos de um vilao que se dá pelo nome de Lan-Di, tudo isto derivado ao facto de este vilao querer para si um determinado Espelho,que segundo a lenda, juntamente com outro tinha uma capacidade "algo" magica. A partir daqui, o jovem Ryu Hazuki so tem uma obcessao na sua vida:a vingança e impedir que o vilao se apodere dos espelhos "magicos". Ora bem,como ja devem ter reparado a historia nao é propriamente original, mas a forma como ela é revelada e como os acontecimentos se vao sucedendo, é do melhor que ja pude ver. Tudo isto era acompanhado por um grafismo sem igual para a altura e que explorava bem as capacidades da nova consola de 128 bits da Sega.Dentro deste grafismo, destaca-se as condiçoes climatéricas aleatorias, o "tempo real", onde através de um relogio, o jovem Ryu tinha-se que guiar,sabendo de ante-mao que se quisesse visitar determinado lugar teria que ter em atençao as horas de abertura/fecho, pois cada uma das npc's do jogo tinha "vida propria". Este grafismo fabuloso para a data, ainda hoje encontra-se bastante actual, utilizando par tal bastantes efeitos de luz muito bons, cenarios detalhados com especial destaque para os locais citadinos e sem qualquer tipo de "breaks e para as expressoes facias de boa qualidade para a altura. Simplesmente genial

Mas era obvio que um jogo nao era capaz de se destacar, so com os parametros graficos. Para tal, a Sega fez deste jogo algo muito diverso em termos de jogabilidade. Nas fases de exploraçao a personagem desloca-se bastante bem, pode conversar com outras npc's, personagens estas que sao capazes de nos dar respostas sempre diferentes e logicas consoante o tema a tratar, de modo a podermos saber novas pistas para os problemas que temos que resolver. Depois temos as fases de lutas, que para os jogadores habituados aos beat-em-up's da Sega nao sera nenhum bicho de sete-cabeças, pois o estilo de luta de Ryu é baseado nas personagens de Virtua Fighter(outro classico Sega), inclusivé com alguns golpes comuns a personagens deste jogo.De destacar ainda os chmados "quick-time-events"(QTE) que sao nao mais que cenas de acçao rapida em que o jogador deve carregar numa tecla que apareçe no ecra de modo a desenrolar umas sequencias de acçao bem rapidas e muito "estilo-hollywood". Na componente sonora destaca-se uma OST de estilo oriental, toda feita à base de orquestra e que se enquadra perfeitamente na temática do jogo(dificilmente se irao esquecer do momento da despedida de ryu para Hong-Kong).

O jogo tinha uma diferença em relaçao aos demais existentes. Enquanto noutros jogos existe um final propriamente dito, neste o final, nao é mais que uma interrupçao na historia, historia esta que continua na tao aclamada sequela.
Esta sequela voltou a sair para a 128bits da Sega, conseguindo o feito de melhorar a qualidade grafica e mantendo os mesmos padroes nos restantes componentes do jogo. É nesta sequela que iremos conhecer uma rapariga misteriosa e que normalmente so aparece nos sonhos de Ryu,mas que acredita-se que va ter um papel preponderante no desenlace da historia do jovem Ryu. Mais tarde saiu um remake para a Xbox, mantendo a mesma qualidade da versao Dreamcast, mas aqui acredita-se que a Sega foi um pouco preguiçosa, pois poderia ter melhorado ainda mais a qualidade do jogo, pois tinha entre maos uma maquina bem mais potente que a 128bits Sega.

Tudo dito, so me resta concluir que quem tiver a oportunidade de jogar esta maravilha videojogavel, nao vera o seu dinheiro mal empregue. Este jogo tem de tudo: fases divertidas, tristes, de investigaçao, de luta, tem romance pelo meio e um conjunto das personagens mais memoraveis da historia dos videojogos.
É sem sombra de duvidas um recomendadissimo na versao Dreamcast, e um jogo de enorme qualidade na versao Xbox que so peca pela falta de inovaçao especialmente devido ao tempo de "saida" em relaçao à versao Dreamcast.
Joguem, vivam e desfrutem de Shenmue, e de certeza que depois desta experiencia a vossa noçao sobre um videojogo nao sera mais a mesma...

Sem comentários: