terça-feira, junho 13, 2006

E3


Este ano, na cidade de Los Angeles, realizou-se mais uma edição da maior feira de videojogos do mundo: a E3.

Com os principais motivos de interesse voltados para as apresentações "ao vivo e a cores" das novas consolas da Nintendo - a "Wii" - e da Sony - a PS3 -, a feira tornou-se, assim, numa das mais mediáticas e concorridas dos últimos anos, pois "ninguém" queria perder nenhum pormenor relacionado com as novas máquinas. E a pergunta que se faz é sobre quem terá ganho esta batalha, que incluía, pelo meio, a conferencia da Microsoft, onde esta apresentava os seus argumentos para os próximos 12 meses.

Na minha opinião, este ano a Sony desiludiu, pois limitou-se a "copiar" ideias da concorrência, nomeadamente o comando que tem um "quê" de parecenças com o da Nintendo. Soube-se também que terá uma politica de vendas da consola muito parecida com a da Microsoft com a sua Xbox360 e, por último, veio a confirmar-se o há muito previsto elevado preço de venda da sua consola. Em termos de jogos, era o de esperar, ou seja, jogos de elevadíssima qualidade gráfica e a prometer um futuro "risonho" em termos de software.

Já a Nintendo foi a revelação da feira, pois conseguiu roubar a "ribalta" à PS3, fruto da apresentação do seu comando muito "next-gen" e jogos não muito inferiores aos da concorrência.

A Microsoft, apesar de ter tido uma conferência muito dedicada ao seu serviço "Live", conseguiu, na minha opinião, solidificar ainda mais as bases para que a sua consola consiga, de facto, confrontar-se "de igual-para-igual" com a sua concorrente mais directa - a consola da Sony.

Em termos de jogos, esta feira trouxe-nos imagens e vídeos espectaculares de obras do calibre de Gears of War, Metal Gear Solid 4, Hellgate, Sonic, Mario, Call of Duty 3, entre outros, o que só demonstra que este "mercado" esta "vivo, de boa saúde e recomenda-se".

Espera-se, pois, um final de 2006 recheado de trunfos por parte das "software-houses", ficando os jogadores a ganhar, pois, escolham o que escolher, têm a garantia de diversão por muito tempo.

1 comentário:

Marco disse...

olha, devo concordar aki com tudo o k escrevst, principalmente kd dizes k a Sony desiludiu... :( mas pronto, tb n esperava mt dela e dos seus videos pre-renderizados...duvido k mts deles n o sejam. escolher uma vencedora das 3 é dificil, mas em termos de inovaçao sem dúvida que a Wii ganhou, mas em termos de consistencia e como produto ganho penso k tenha sido a Xbox 360 pk apresentou tudo de forma coerente e mostrou os seus trunfos para se manter no topo. gstei por acaso :D