sexta-feira, junho 30, 2006

Diário Digital...

Voltando um pouco às minhas origens, eu hoje sinto vontade de exprimir aqui uma opinião minha em relação à hipocrisia que existe neste mundo...
Todos nós sabemos que quando estamos bem na vida, nao mos faltam "pancadinhas nas costas" e palavras amigas, mas o que eu pergunto é porque raio essas mesmas pessoas são as primeiras a virar-nos as costas quando passamos por algo menos bom na nossa vida??? Porque razão é que quando podemos fazer festas, borgas e outras coisas porreiras toda a gente apareçe, mas quando estamos com problemas nao sao capazes de ter uma palavra de conforto e consolação para conosco?? Sabem porque? Eu explico a razão: deve-se tudo ao enorme cinismo e hipocrisia da sociedade em que vivemos em que cada um é por si e mesmo que tenha de passar "por cima de outros" para ficar bem/melhor na vida, nao hesitam e passam pois o que lhes interessam é o seu "próprio cu" e estão a "marimbar-se" para os outros. Isto infelizmente nao deveria ser assim, mas no mundo actual nao existe muitas excepções. Por isso é que devemos escolher muito bem as nossa amizades e as pessoas a quem confiamos certos "valores da vida", pois gente séria ja existe cada vez menos.
O mundo está cada vez mais a ficar reles e hipócrita, mas a tendência nao é para melhorar. Só espero estar enganado...

segunda-feira, junho 26, 2006

Contra tudo e contra todos


Portugal consegui-o mais um enorme feito neste Domingo, ao derrotar a Holanda por 1-0 com o golo a ser marcado por Maniche, e assim passar aos quartos-de-final do Mundial 2006.
Foi um jogo de nervos, emoções à flor da pele e muitas "picardias" entre jogadores, tendo como resultado final, 2 expulsões para cada lado e com o árbitro a ser demasiado "alaranjado" pois teve bastantes decisões controversas e com os jogadores da Holanda a demonstrarem uma enorme falta de "fair-play".
Mas, apesar de tudo, o objectivo foi conseguido e agora iremos no próximo Sábado defrontar a Inglaterra num jogo que se espera de grandes emoções com os Ingleses a quererem a desforra da derrota no Euro-2004
FORÇA PORTUGAL RUMO À FINAL

domingo, junho 25, 2006

Pombinhos



Ora bem, que me dizem deste par???
Amo-te Andreia

sexta-feira, junho 23, 2006

"Oitavos" aí vamos nós...


Três jogos, três vitórias; 5 golos marcados e apenas 1 sofrido; 9 pontos...
Este é o "score" conseguido por Portugal na 1ªfase do mundial de 2006.
Neste 3ºjogo tinhamos pela frente o "cabeça-de-serie" do grupo: o México.
Num jogo em que Scolari deu "descanso" aos amarelados, a nossa selecçao fez um jogo nao muito vistoso mas eficaz onde conseguiu uma vitória por 2-1 sobre o nosso mais directo rival, conseguindo o 1º lugar no grupo e a consequente passagem aos oitavos-de-final onde vai medir forças com a Holanda, uma selecção "nossa conhecida" e com a qual temos um "score" francamente favorável...
Mas convém nao menosprezar o próximo adversário, pois costuma ser por tradição um "osso duro de roer".
Por isso no próximo domingo lá estaremos a torçer por Portugal em Nuremberga esperando que o objectivo de passar à proxima fase seja concretizado.
Força Portugal rumo à final...

terça-feira, junho 20, 2006

Hideo Kojima fala das consolas da nova geração




Segundo fontes um site nacional de referência (Gameover.pt), Hideo Kojima faz uma comparaçâo curiosa sobre as 3 consolas que vão dominar o mercado nos proximos anos.
Tal como podem ver nesta noticia, este "génio" dos videojogos diz que possivelmente a Ps3 será a consola mais bem preparada para o futuro e aquela que melhores argumentos terá para vencer esta "batalha a três" entre a Sony, Microsoft e Nintendo. Agora eu pergunto: não estará este produtor a demonstrar a sua "costela-Sony" e a querer com isto dizer que irá dar prioridade à Sony na produção dos seus excelentes jogos? Não estará a substimar a Microsoft somente pelo facto de a Xbox360 não estar a ter o sucesso esperado no Japão??? E qual a razão para colocar a Nintendo no 3º lugar das suas preferências? Será que não ficou satisfeito com as inovações aplicadas por esta empresa na sua nova consola, a Wii?
São perguntas que vão ficar entretanto sem resposta, mas que pode fazer com que tiremos várias conclusões sobre as preferências pessoais deste produtor... Vamos aguardar novidades...

domingo, junho 18, 2006

Portugal de "luxo"


Aí está a nossa selecção de volta às grandes exibições.
Comandada pelo mágico Deco e restantes companheiros, a nossa selecção conseguiu um feito que já não era alcançado à 40(!!!) anos: passar aos oitavos de final do Mundial.
Com excelentes exibições do já referido mágico,de Figo, Costinha e Maniche, conseguimos uma vitória por 2-0 sobre o Irão, ficando esta selecção já afastada do Mundial 2006. O 1º golo foi conseguido pelo mágico já no decorrer da 2ªparte, através de um portentoso remate de fora da area, indefensável para o guardião adversário. O 2ºtento foi conseguido por um grande penalidade convertida por Cristiano Ronaldo, a castigar uma falta cometida dentro da área sobre Figo.
Com este resultado, Portugal tem 6 pontos, está no 1º lugar do grupo e já carimbou a passagem aos "oitavos" da competição. Fica agora a faltar o jogo com o México, que esperemos que continue na linha conseguida neste desafio.
Força Portugal, rumo à final do Mundial.

quarta-feira, junho 14, 2006

WWE - os golpes finais


WWE, sem duvida uma das "séries" com mais sucesso a nivel mundial.
Amados por uns, odiada por outros, isso nao interessa. O que interessa é que ninguem pode negar o espectaculo que a WWE é. Podem dizer que é tudo "ficticio" e eu nao duvido, mas o que é certo é que tem audiencias, tem boas lutas, tem espectaculo e bastante motivos de interesse (quem é que nao gosta de ver duas mulheres em trajes menores a lutar?).
Deliciem-se com o video dos golpes finais de alguns dos lutadores e depois digam lá se é ou nao porreiro de se ver...

Crazy taxi - um jogo mesmo "crazy"



Sem duvida um dos meus maiores vicios na minha velhinha Dreamcast.
Para quem gostar de "grandes sensações", de certeza que vai adorar este jogo.

terça-feira, junho 13, 2006

Shenmue - o melhor jogo de sempre?



Corria o ano de 1999,quando chegou ao mercado portugues um jogo que era aguardado com muita ansiedade... o seu nome era Shenmue e ate à data pouco se havia falado nele. Mas este autentico desconhecimento deu lugar a uma das aventuras mais carismaticas e sensacionais da historia dos videojogos...
Dos estudios da Sega no japao e com um orçamento milionario, a Sega fazia uma investida forte no mercado de modo a tentar "minimizar" os prejuizos existentes com a sua anterior consola: a saturn... estaria este jogo à altura do pretendido??

Ora bem,para levar de "vencida" o seu objectivo,a Sega sabia que tinha de fazer algo de grandioso.
Shenmue, conta-nos a historia de um rapaz japones, filho de uma familia tradicional japonesa dos anos 80 e viuvo da parte da mae, que apos um dia normal chega a casa e depara-se com um cenario devastador provocado por uns homens misteriosos e que culminava com a morte do pai, às maos de um vilao que se dá pelo nome de Lan-Di, tudo isto derivado ao facto de este vilao querer para si um determinado Espelho,que segundo a lenda, juntamente com outro tinha uma capacidade "algo" magica. A partir daqui, o jovem Ryu Hazuki so tem uma obcessao na sua vida:a vingança e impedir que o vilao se apodere dos espelhos "magicos". Ora bem,como ja devem ter reparado a historia nao é propriamente original, mas a forma como ela é revelada e como os acontecimentos se vao sucedendo, é do melhor que ja pude ver. Tudo isto era acompanhado por um grafismo sem igual para a altura e que explorava bem as capacidades da nova consola de 128 bits da Sega.Dentro deste grafismo, destaca-se as condiçoes climatéricas aleatorias, o "tempo real", onde através de um relogio, o jovem Ryu tinha-se que guiar,sabendo de ante-mao que se quisesse visitar determinado lugar teria que ter em atençao as horas de abertura/fecho, pois cada uma das npc's do jogo tinha "vida propria". Este grafismo fabuloso para a data, ainda hoje encontra-se bastante actual, utilizando par tal bastantes efeitos de luz muito bons, cenarios detalhados com especial destaque para os locais citadinos e sem qualquer tipo de "breaks e para as expressoes facias de boa qualidade para a altura. Simplesmente genial

Mas era obvio que um jogo nao era capaz de se destacar, so com os parametros graficos. Para tal, a Sega fez deste jogo algo muito diverso em termos de jogabilidade. Nas fases de exploraçao a personagem desloca-se bastante bem, pode conversar com outras npc's, personagens estas que sao capazes de nos dar respostas sempre diferentes e logicas consoante o tema a tratar, de modo a podermos saber novas pistas para os problemas que temos que resolver. Depois temos as fases de lutas, que para os jogadores habituados aos beat-em-up's da Sega nao sera nenhum bicho de sete-cabeças, pois o estilo de luta de Ryu é baseado nas personagens de Virtua Fighter(outro classico Sega), inclusivé com alguns golpes comuns a personagens deste jogo.De destacar ainda os chmados "quick-time-events"(QTE) que sao nao mais que cenas de acçao rapida em que o jogador deve carregar numa tecla que apareçe no ecra de modo a desenrolar umas sequencias de acçao bem rapidas e muito "estilo-hollywood". Na componente sonora destaca-se uma OST de estilo oriental, toda feita à base de orquestra e que se enquadra perfeitamente na temática do jogo(dificilmente se irao esquecer do momento da despedida de ryu para Hong-Kong).

O jogo tinha uma diferença em relaçao aos demais existentes. Enquanto noutros jogos existe um final propriamente dito, neste o final, nao é mais que uma interrupçao na historia, historia esta que continua na tao aclamada sequela.
Esta sequela voltou a sair para a 128bits da Sega, conseguindo o feito de melhorar a qualidade grafica e mantendo os mesmos padroes nos restantes componentes do jogo. É nesta sequela que iremos conhecer uma rapariga misteriosa e que normalmente so aparece nos sonhos de Ryu,mas que acredita-se que va ter um papel preponderante no desenlace da historia do jovem Ryu. Mais tarde saiu um remake para a Xbox, mantendo a mesma qualidade da versao Dreamcast, mas aqui acredita-se que a Sega foi um pouco preguiçosa, pois poderia ter melhorado ainda mais a qualidade do jogo, pois tinha entre maos uma maquina bem mais potente que a 128bits Sega.

Tudo dito, so me resta concluir que quem tiver a oportunidade de jogar esta maravilha videojogavel, nao vera o seu dinheiro mal empregue. Este jogo tem de tudo: fases divertidas, tristes, de investigaçao, de luta, tem romance pelo meio e um conjunto das personagens mais memoraveis da historia dos videojogos.
É sem sombra de duvidas um recomendadissimo na versao Dreamcast, e um jogo de enorme qualidade na versao Xbox que so peca pela falta de inovaçao especialmente devido ao tempo de "saida" em relaçao à versao Dreamcast.
Joguem, vivam e desfrutem de Shenmue, e de certeza que depois desta experiencia a vossa noçao sobre um videojogo nao sera mais a mesma...

A febre "retro"


Quem nunca jogou um jogo na sua infançia ficando completamente "viciado" no mesmo??? Quem nunca gostaria de levar um heroi a salvar o seu planeta??? Quem é que nunca gostaria de participar numa grandiosa e sublime aventura??? Certamente que respostas negativas a estas questões serão poucas. Foi a pensar nestas mesmas questoes que decidi compartilhar convosco um dos jogos que melhores recordaçoes me trouxe: Shining Force II para a Mega drive.
Este jogo é um rpg com uma enorme componente estratégica ao nivel dos combates.
A historia é do mais simples que há, pois fala-nos de um jovem rapaz à procura de aventuras que é deparado com uma situação de rapto da princesa do reino onde vive, sendo-lhe "dada" a dificil tarefa de resgatá-la e consequentemente, salvar o mundo das mãos de um terrivel demónio. Nesta aparente simples historia, esconde-se um jogo com um dos melhores sistemas de combate jamais criados para um rpg. Estes combates são bastantes estratégicos, pois as personagens são movimentadas ao estilo dos jogos de tabuleiro (o mais parecido com um jogo de xadrez) sendo possivel fazer ataques rápidos,utilizar magias e items, ou seja, o habitual nestes jogos. Mas só o prazer que dá delinear as estrategias para cada combate (chegamos a combater com um maximo de 12 personagens ao mesmo tempo) é motivo mais que suficiente para nos "agarrar" ao jogo por muito tempo.

Dificilmente encontrarão à venda este jogo (mesmo em lojas de jogos em 2ªmao), mas se o conseguiram em versao Rom (embora haja uma grande discussao em relaçao à legalidade das roms) de certeza que não vão dar por perdido o vosso tempo.
Um excelente jogo, especialmente dedicado aos mais nostálgicos e fãs de "retro-games".

E3


Este ano, na cidade de Los Angeles, realizou-se mais uma edição da maior feira de videojogos do mundo: a E3.

Com os principais motivos de interesse voltados para as apresentações "ao vivo e a cores" das novas consolas da Nintendo - a "Wii" - e da Sony - a PS3 -, a feira tornou-se, assim, numa das mais mediáticas e concorridas dos últimos anos, pois "ninguém" queria perder nenhum pormenor relacionado com as novas máquinas. E a pergunta que se faz é sobre quem terá ganho esta batalha, que incluía, pelo meio, a conferencia da Microsoft, onde esta apresentava os seus argumentos para os próximos 12 meses.

Na minha opinião, este ano a Sony desiludiu, pois limitou-se a "copiar" ideias da concorrência, nomeadamente o comando que tem um "quê" de parecenças com o da Nintendo. Soube-se também que terá uma politica de vendas da consola muito parecida com a da Microsoft com a sua Xbox360 e, por último, veio a confirmar-se o há muito previsto elevado preço de venda da sua consola. Em termos de jogos, era o de esperar, ou seja, jogos de elevadíssima qualidade gráfica e a prometer um futuro "risonho" em termos de software.

Já a Nintendo foi a revelação da feira, pois conseguiu roubar a "ribalta" à PS3, fruto da apresentação do seu comando muito "next-gen" e jogos não muito inferiores aos da concorrência.

A Microsoft, apesar de ter tido uma conferência muito dedicada ao seu serviço "Live", conseguiu, na minha opinião, solidificar ainda mais as bases para que a sua consola consiga, de facto, confrontar-se "de igual-para-igual" com a sua concorrente mais directa - a consola da Sony.

Em termos de jogos, esta feira trouxe-nos imagens e vídeos espectaculares de obras do calibre de Gears of War, Metal Gear Solid 4, Hellgate, Sonic, Mario, Call of Duty 3, entre outros, o que só demonstra que este "mercado" esta "vivo, de boa saúde e recomenda-se".

Espera-se, pois, um final de 2006 recheado de trunfos por parte das "software-houses", ficando os jogadores a ganhar, pois, escolham o que escolher, têm a garantia de diversão por muito tempo.

segunda-feira, junho 12, 2006

Portugal no Mundial 2006



E começou a festa do futebol...
O mundial 2006 iniciou dia 09 de junho com um excelente jogo logo na abertura, onde a selecçao anfitriã "cilindrou" a Costa Rica por 4-2...
Mas para nós "Tugas" a cereja no topo do bolo estava reservada para domingo dia 11 de junho com a estreia no campeonato frente à "novata" Angola. O jogo começou bem para os nossos lados,pois aos 4 minutos de jogo ja venciamos por 1-0. Só que pareçe que este golo veio retirar à nossa selecçao a vontade de jogar futebol,pois a partir daí nunca vi Portugal a jogar da maneira como sabe e que tao bem faz: Jogar bem e bonito...
Mas o principal estava conseguido, pois apesar de alguns "sustos", a Angola nunca foi muito ameaçadora acabando o resultado por se ajustar ao que se passou dentro de campo e estando conseguido o nosso principal objectivo que passava por conseguir os 3 pontos e assim iniciar o campeonato da melhor maneira.
Esperemos que continuemos a vencer jogos e se for possivel com boas exibiçoes, de modo a chegarmos à tao ambicionada final do Mundial 2006

FORÇA PORTUGAL

sábado, junho 10, 2006

O regresso

Que enorme alegria eu tive...

é tao bom saber que a operaçao correu bem e que ao fim de oito dias a minha "princesa" ja estava de volta ao seu lar. É certo que ainda tem dores e nao pode fazer esforços,mas so o facto de regressar a casa é um enorme sinal de recuperaçao e uma enorme alegria para todos nós(familia e Eu,obviamente)....

Em termos profissionais,apesar de uns "sustos",tudo corre de feiçao...acho que finalmente estou a entrar "na fase boa da vida de novo"...

Tenho a experiençia da vida,que me diz que convem nao deitar "foguetes antes da festa",mas acho que ja chega de maus momentos.Agora vou continuar a apoiar a minha querida e ajuda-la a recuperar o melhor possivel,para voltarmos à nossa vida normal e a "talvez mais" se Deus quiser.

Ja agora um ultimo aparte para a nossa selecçao:Força Portugal... vejam se conseguem fazer um Mundial bom e deiam-nso uma alegria.

Um abraço a todos...