domingo, agosto 06, 2006

"Não matem o Harry Potter"


Aclamado por muitos jovens como uma das melhores historias literarias de todos os tempos, Harry Potter, um jovem feiticeiro criado por J.K.Rowling, é uma saga de aventuras e mistério que nos conta a historia de um jovem rapaz orfao, que vive um drama numa escola de magia, especialmente devido ao facto de ser o "proximo alvo a abater" por um vilao denominado de Voldemort, vilao este, que é tambem o responsavel pela morte dos seus pais. Esta obra literaria, ja conta no seu curriculo com 6 livros que relatam os 6 anos escolares de Harry Potter na escola de magia de Hogwarts.Sabendo-se de ante-mao que a saga completa terá 7 livros, resta agora sair para as bancas o ultimo capitulo da saga, onde se espera que eventualmente se deia o confronto final entre Potter e Voldemort.
Ao saber-se disto, correm boatos de que haverá mais uma morte na saga ( se seguirem a historia toda, certamente saberão quem são as outras "baixas"), e foi a pensar nessa morte (que pensa-se que será dramática) que alguns autores acompanhados por varias outras pessoas, fizeram um pedido especial à autora.
Segundo o site http://www.pottervillage.com/, esses pedidos chegaram a ser formalizados oficialmente à autora que ja fez questão de responder à pessoas em questao:

"Não mate Harry Potter", pedem escritores a Rowling
NOVA YORK (Reuters) - Dois dos mais importantes escritores americanos vivos, John Irving e Stephen King, pediram encarecidamente a J.K. Rowling, na terça-feira, que ela não mate o fictício menino-bruxo Harry Potter no último livro da série sobre ele, mas Rowling não prometeu nada.

"Estou fazendo figas para Harry", disse Irving em coletiva conjunta à imprensa que antecedeu uma leitura pública beneficente feita pelos três escritores no Radio City Music Hall, em Nova York.

O autor de "O Mundo Segundo Garp" e uma série de outros best-sellers disse que ele e King se sentem como "bandas que abrem o show" para Rowling, que está trabalhando no sétimo e último livro da série Harry Potter e já anunciou que dois personagens vão morrer.

King, que saltou para a fama em 1974 com "Carrie, a Estranha", disse confiar que Rowling será "justa" com seu herói.

"Não quero que ele caia nas cataratas Reichenbach", disse King, fazendo referência à tentativa de Arthur Conan Doyle de matar o fictício detetive Sherlock Holmes. A pressão dos fãs acabou levando Conan Doyle a ressuscitar Holmes: mais tarde, descobriu-se que ele tinha sobrevivido à queda.

A britânica Rowling, cujos livros já venderam mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo, disse que está adiantada no processo de escrever o livro final.

"Me sinto libertada", disse ela. "Agora posso conduzir a história à sua resolução, e está sendo divertido de uma maneira que não era antes, porque já cheguei à minha resolução. Acho que algumas pessoas vão amar e outras vão odiar, mas é assim que deve ser.

"Estamos trabalhando para chegar ao final que sempre planejei, mas dois personagens que eu esperava que sobreviveriam morreram, enquanto um foi poupado", disse ela, sem dar maiores detalhes.

Rowling disse que não gostou de matar o personagem importante que morreu no sexto livro -- por respeito a quem ainda não o leu, ela evitou citar o nome dele --, mas disse que as convenções do gênero exigiam que o herói seguisse seu caminho sozinho.

"Compreendo porque um autor pode querer matar um personagem, do ponto de vista de não permitir que outros continuem escrevendo depois de o autor original morrer", disse ela, deixando aberta a porta aos piores temores de alguns fãs: que o próprio Harry possa morrer.

Stephen King recordou que, quando fez um personagem matar um cão a chutes, em seu livro "A Zona Morta", recebeu um número enorme de cartas de queixas, para espanto seu.

"Eu criei aquele cachorro. Era um cão falso, um cão fictício -- mas as pessoas se envolvem muito, muito", disse ele.

Rowling observou que John Irving já matou muito mais personagens do que ela.

"Quando os fãs me acusam de sadismo, coisa que não acontece com muita frequência, sinto que, de alguma maneira, eu os estou preparando para lerem os livros de John e Stephen", disse ela. "Acho que eles precisam ser preparados, ser endurecidos de alguma maneira. É um mundo literário cruel que existe aí fora."


Visto isto, fica a questão: Irá Harry Potter morrer? Quem serão as duas personagens que nao irao resistir até ao final da saga? Será que este será mesmo o ultimo Harry Potter? Sao perguntas neste momento sem resposta, mas que ja alimentam a cabeça de inumeros fãs da saga. Resta-nos entao esperar pelo final da saga para vermos as respostas às nossas perguntas...

3 comentários:

Marco disse...

a meu ver...harry potter nao vai morrer pk simplesmente nao ia ser nada dramático. é mt mais provavel Hermione e Ron morrerem a tentarem salvar o seu amigo Harry...e é o mais certo que aconteça. se ele é tao importante (ele, Harry) nao me parece que os seus melhores amigos Hermione e Ron nao se sacrifiquem por ele tal como já o fizeram no 1º livro no jogo de xadrez. ou seja, tudo à volta dessa petiçao é a meu ver um enorme desperdicio de tempo pois de certeza que J.K. nao iria matar Harry Potter, e acho que só vai servir para depois essas pessoas que fizeram a petiçao dizerem "ah ainda bem que a fizemos, pois assim ela nao o matou", pois acreditem que se ela o quiser vai faze-lo quer queiram ou não, e tal como ela disse, ja tem o desfecho todo feito. e na altura em que ela ficou conhecida ela desvendou que tinha guardado num cofre forte (ou lá como aquilo se chama) num banco o final já todo escrito e que também já tinha os livros todos escritos mas que iria rescrever os mesmos, eu nessa altura fikei de pé atrás e pensei "a fama está a subir-lhe à cabeça" e quando comecei a ler o 4º livro a minha teoria foi confirmada e ela deixou de cativar-me. agora limito-me aos filmes que conseguem sempre manter uma excelente qualidade que para mim os livros já começaram a perder (o que é pena...).

(acho que falei falei falei e nao disse nada lol)

Hugo Bessa [Hunter] disse...

desculpa mas nao concordo...
eu acho que os livros mantêm a mesma qualidade dos primeiros. é claro que com o avançar da historia a autora de certeza que modificou certos aspectos, mas nao vejo onde é que esta a grande desilusao dos livros recentes. Basta ver este ultimo que nos deixa cheios de curiosidade ate ao fim para sabermos quem é o principe mistrioso e qual a personagem que iria morrer e como ( ndr: por uma questao de ética nao vou revelar os nomes das personagens).

Morbus disse...

Para mim é o grande defeito de harry potter: é feito como sendo uma história, um livro, e nada mais. Daí depois haver estas "tretas" que muitas histórias tem de que o heroi nunca morre. Por isso é que eu gosto de Tolkien: toda a história é feita para ser uma História com H grande, uma mitologia da própria História ao fim e ao cabo, e não pode haver argumentos de que o heroi também não morre (porque o frodo não morre no fim do senhor dos aneis, por exemplo) porque basicamente não há herois na História de Tolkien. O que há são peças da história, nada mais. Frodo, Mithrandir, Elessar, até o Treebeard ou o Beorn, todos são peças na história e todos insignificantes quando olhada a história num todo. Além disso, são inúmeras as passagens em que o heroi morre, e a de que gosto mais (SPOILER para o Silmarilion) é a de Turin Turambar Mormegil que morre, ele e a irmã, apaixonados um pelo outro, e cada um pensou que o outro estava morto, depois do Mormegil ter morto um tal monstro.. (/SPOILER) Além disso, todo o conceito de destruição e renascimento para diferente e não igual presente em Silmarilion e Senhor dos Aneis é simplesmente fenomenal e nunca o vi em nenhum outro livro. Há uma frase nos filmes dita pelo Sam no final do The Two Towers (penso eu) que retrata muito bem isto. Algo na ordem do "após tanto mal ter sido feito, como poderiam as coisas voltar a ser como eram antes" (ele está a falar das histórias que ouvia em pequeno). Essa é uma das partes mais emotivas e interessantes dos filmes, muito muito boa mesmo, e muito profunda para quem gosta de analisar bem as coisas...